Depoimento
Francisca Jaqueline Angela Bezerra de Sousa

Curso: Confeiteiro e Doces Finos – Simplício Mendes/PI

Olá, sou Jaqueline!

Sempre ajudei a fazer comidas pra quermesse e reuniões de igreja, eu fiz uns bolos no pote e todos elogiaram, então resolvi fazer doces para vender. Comecei no ramo e hoje trabalho com bolos, doces e etc.

Na busca para me aperfeiçoar sempre quis fazer cursos; por falta de condições financeiras não estava conseguindo fazer nenhum, até aparecer o curso “Confeiteiro e doces finos” da Caritas e vi uma grande oportunidade pois seria gratuito, fiz a inscrição, passei por algumas etapas e fui selecionada.

Passei por provações pois morava numa cidade vizinha (Bela Vista) e tive que me deslocar todos os dias da semana de segunda-feira a sexta-feira para Simplício Mendes, sem falar que as aulas eram à noite, sendo um horário que traz risco na estrada, mais encarei todos os desafios e provações com a proteção de Deus, a ajuda do meu esposo e amigos.

Nas aulas online e parte teórica do curso aprendi sobre empreendedorismo empresarial, aprendi como manipular os alimentos adequadamente, sobre higiene pessoal que são responsáveis para a garantia de um produto saldável.

Nas aulas práticas aprendi a aperfeiçoar diferentes técnicas de decorar e manusear massas para preparo de bolo, ajudou-me com inspirações de modelos de decorações que acrescentou muito para mim, tive o auxílio de material didático(apostilhas) com receitas diversas. Aprendi a trabalhar em equipe experiência que foi muito enriquecedora, me ajudou a lidar com algumas dificuldades, como: sovar massas, por exemplo. O curso Confeiteiro e doces finos me proporcionou amizades e troca de experiências para minha vida.

Fazer o curso pra mim foi uma experiência ímpar, que posso dizer que valeu muito a pena. Já usei no meu trabalho algumas das técnicas que aprendi, enfim me fez mais diversificada o que me proporcionou agregar conhecimentos valiosos e que tem me feito sentir uma bolera mais profissional, posso assim dizer, claro que o certificado trouxe valor a meus produtos uma vez que ele representa conhecimentos. Parabéns a toda equipe da Cáritas Diocesana pelo belíssimo trabalho e por ajudar tantas pessoas a começar seus próprios empreendimentos. Obrigada, Cáritas e Bucke Le pont!