Notícia

28/11/2023 às 12h20 - atualizada em 28/11/2023 às 17h41

111

Ascom

Oeiras / PI

XXVIII Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira
Com o tema ‘Cáritas em Sinodalidade, na luta por direitos e justiça socioambiental’, 28ª edição do momento que fortalece e planeja o futuro
XXVIII Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira

O Diretor Executivo da Cáritas Diocesana de Oeiras, Padre Julielmo Marques está participando da XXVIII Assembleia Nacional.

Luta por justiça socioambiental está no centro de atuação da Rede Cáritas e no tema da 28ª Assembleia Nacional: “Cáritas em Sinodalidade, na luta por direitos e justiça socioambiental”, que começou nesta segunda-feira (27) e segue até a próxima quinta-feira, 30 de novembro, no Minascentro, em Belo Horizonte - MG. 

Na Assembleia, ao menos 450 agentes Cáritas presentes em todo o território nacional se reúnem em sinodalidade para pensar em como cuidar da Casa Comum, como propõe o Papa Francisco na encíclica Laudato Si. “O nosso corpo é constituído pelos elementos do planeta; o seu ar permite-nos respirar, e a sua água vivifica-nos e restaura-nos”, cita trecho do documento do pontífice. 

A urgência dessa reflexão surge dos desafios da crise socioambiental, parte da ação humana predatória e da exploração irresponsável do meio ambiente em nome do desenvolvimento econômico e industrial, que desencadeia em uma sociedade desigual e excludente. Na região Norte do país, por exemplo, apesar das cheias e estiagens dos rios da Amazônia serem um fenômeno natural, nesse ano de 2023 a situação de seca se tornou alarmante, isolando comunidades ribeirinhas e afetando o comércio local. 

É momento de propor alternativas reais de conservação da Terra que habitamos, com ações que garantam que todas e todos tenham acesso a recursos básicos para a sua subsistência, e que possamos viver em harmonia. 

A Assembleia Nacional é um momento de encontro, reencontro, partilha, reflexão e para a eleição da nova Diretoria da Cáritas Brasileira para o quadriênio: 2024-2027. Ainda durante o evento, ocorre a apreciação e aprovação das contas de 2022, aprovação da inclusão de novas entidades-membro, homologação do Regional Norte 3, e demais assuntos que possam ser deliberados no encontro. 

FONTE: https://caritas.org.br/noticias

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2024 - Todos os direitos reservados - Cáritas Diocesana de Oeiras Piauí
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium