Notícia

01/12/2020 às 13h08 - atualizada em 01/12/2020 às 13h48

262

Ascom

Oeiras / PI

Campanha 10 milhões de estrelas propõe mobilização social pela paz na preparação para o Natal
Iniciativa da Cáritas Brasileira motiva pessoas, famílias, grupos e comunidades para o fortalecimento da cultura de paz
Campanha 10 milhões de estrelas propõe mobilização social pela paz na preparação para o Natal

A campanha 10 Milhões de Estrelas é uma iniciativa permanente da Cáritas Brasileira que se repete a cada ano, no período do Advento  e  do Natal, como gesto concreto e coletivo, na perspectiva da consolidação da cultura de paz, da justiça social e de uma espiritualidade comprometida com a vida humana e com os direitos da natureza.

“A campanha 10 Milhões de Estrelas se propõe a animar as pessoas, grupos, comunidades, paróquias e a sociedade como um todo, a vivenciar o espírito do Natal na perspectiva de construir uma sociedade de paz e cuidado uns dos outros e, sobretudo, uma sociedade que pratique a justiça e respeite os direitos dos diferentes”, afirma o diretor executivo da Cáritas Brasileira, Carlos Humberto Campos.

Motivados pela Campanha da Fraternidade 2020, com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema bíblico extraído de Lucas 10, 33-34: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, neste ano a campanha 10 Milhões de Estrelas propõe o tema “Viu, cuidou e o mundo inteiro se iluminou!” e o lema “Brilhe vossa luz para que vejam as vossas boas obras” (cf. Mt 5,16).

Com esta iniciativa, a Cáritas Brasileira quer propor uma mobilização para semear em todos os lugares ações ou momentos que promovam a  Cultura do Encontro, do perdão e da justiça. “Cada vela que for acessa durante o período do Advento e no Natal convida todas as pessoas a participar ativamente da jornada em busca de um futuro melhor e mais justo para toda a criação! Com esse sentimento, a campanha 10 Milhões de Estrelas indica a possibilidade de que as famílias, os grupos e as comunidades possam construir e viver o Natal na perspectiva do projeto de Jesus Cristo”, conclui o diretor executivo da Cáritas Brasileira.

Grupos, famílias ou comunidades são convidados/as a, num momento celebrativo, orante, ou de reflexão, acender a vela da paz, em um espaço público, se as condições da pandemia de Covid-19 permitirem, ou mesmo em espaços virtuais, se assim for preciso. A indicação é de que a família, grupo ou comunidade juntos/as também realizem a Oração pela Paz que acompanha a vela. 

Toda a renda arrecada com a vela da campanha será revertida para as ações humanitárias da Rede Cáritas no Brasil. As velas podem ser adquiridas na Cáritas Diocesana de Oeiras.

Oração pela Paz

Pai Santo, aqui estamos para te glorificar pela vida, dom e compromisso! Deste-nos a missão de “ver, cuidar e iluminar” este mundo tão cheio de contradições e desigualdades, ódio e intolerância e tão impotente na restauração da paz. Nossos corações estão feridos com as dores do teu povo, mas desejosos por transformar nosso estilo de vida e nossa relação com a Mãe Terra. Vem nos visitar e derrama sobre nós a tua esperança que nunca decepciona! Pai querido, és a fonte da luz e do amor. Orienta-nos nos caminhos da solidariedade para que, ao brilho da Estrela de Belém, superemos todo o mal que atinge a humanidade, lutemos por direitos e justiça social, despertemos para o cuidado da vida e da Casa Comum. Transforma nossos corações em manjedouras para acolher, cuidar e consolar a quem sofre. 

 Amém!

FONTE: Cáritas Brasileira

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2021 - Todos os direitos reservados - Cáritas Diocesana de Oeiras Piauí
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium